Ouvimos muito a falar na moda sobre peças Vintage, mas afinal, qual o significado, o que é e como identificar essas peças? Neste post iremos esclarecer essas dúvidas sobre o assunto!

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade.

O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 20, 30, 40, 50 e 60, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

Mas não são apenas roupas antigas. Segundo jornalistas de moda e stylists, roupas com tecidos propositalmente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem aparência de usadas, antigas e de pertencerem a outra época.

Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80 e 90 podem se enquadrar no conceito de moda vintage, por fazerem parte de um estilo considerado ultrapassado e que marcou uma época.

As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós, e bazares, todas as peças com mais de 20 anos já são consideradas vintage.

A maioria das peças que adquirimos possuem etiqueta e nela podemos verificar, dentre outros tipos de informações, a razão social da empresa e seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). No entanto, em 1999 era utilizado outro tipo de cadastro, ou seja, uma outra sigla para esse tipo de identificação, o CGC (Cadastro Geral de Contribuintes) que foi um cadastro obrigatório criado em 1964 e circulou até o final dos anos 90. A partir de 2000 o CNPJ passou a vigorar e se mantém até os dias de hoje. Sendo assim, todas as peças que possuem a sigla CGC são comprovadamente peças vintages, pois possuem, no mínimo, 20 anos de existência ou mais!

Esse movimento em direção ao vintage já ocorre há alguns anos, mas ganhou força expressiva em 2020, se tornando uma das principais tendências de moda, em 2021 muitas peças desse estilo já estão em evidência como: Blusas de Gola Alta, Peças Xadrez, Tie-dye, Jardineiras e Salopetes… Conte para gente, qual sua peça vintage favorita?

Categories: Moda

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *