O debate em torno sobre a moda consciente se intensificou nos últimos anos, após a repercussão do desabamento do Rana Plaza, um prédio de três andares onde funcionava uma fábrica de tecidos em Bangladesh revelou não só o amplo descumprimento com normas básicas de segurança no país, mas também o lado obscuro da indústria de roupas internacional.

Muita gente pensa que moda sustentável e moda consciente são a mesma coisa. Apesar de serem complementares, há diferenças no conceito de moda sustentável e moda consciente.

A moda sustentável se preocupa com as formas de produção da indústria têxtil, já a moda consciente é quando o consumidor manifesta em suas compras a preocupação com as questões ambientais e também sociais que envolvem a produção em massa, principalmente fast fashions.

A busca por produtos com materiais sustentáveis e de qualidade e que, além de ter maior durabilidade, também sejam atemporais, muitas vezes encontrados em brechós e bazares, essas são ótimas formas de incentivar o consumo consciente.

Quem busca uma moda consciente, procura peças que tenham significado e durabilidade, evitando descartar a roupa rapidamente e preocupando-se em saber como foi a produção da peça. 

Informações como: se foi produzido em países do terceiro mundo em condições de trabalho precárias, o tipo de tecido e componentes usados, se é possível fazer a reciclagem total após o descarte e etc. Ele sabe que pode ser agente transformador da sociedade a partir de seu ato de consumo.

Você já parou para pensar, se é um consumidor consciente?


0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *