A indústria da moda está em constante mudança, e assim como a tecnologia, a moda tem o objetivo de evoluir cada vez mais trazendo praticidade e soluções para o dia a dia.
Quem trabalha com confecção de roupas, deve acompanhar as inovações e as novidades em técnicas, tanto em produtos quanto em consumo.
Separamos quatro inovações tecnológicas que estão mudando a indústria da moda, para você acompanhar!
1. Desfiles virtuais:
Não são apenas os materiais que estão em constante mudança, a forma de apresentar as coleções também. Os desfiles virtuais roubaram a cena com duas grandes marcas, Emporio Armani e Prada, na Semana de Moda de Milão, em resposta à crise que atinge o setor por causa da pandemia.
A indústria da moda ampliou sua presença nas mídias digitais através do TikTok, Instagram TV e YouTube…
A 48ª edição da Casa de Criadores também foi transmitida ao vivo com o desfile incrível da Teodora Oshima, patrocinado pela Tcotton Têxtil!
Oshima trouxe um tom de poesia para os nossos tecidos, mostrando otimismo. Em meio a pandemia, sua marca nasceu. Hoje todas as suas peças são feitas sob encomenda, contribuindo para um modelo mais sustentável.
Você pode conhecer mais sobre ela no nosso instagram: @tcottontextil e ver o desfile na integra pelo youtube:
2. Tecidos com autorreparação e Tecidos com barreiras para líquidos:
Pesquisadores estão trabalhando na criação de tecidos capazes de regeneração. Trata-se de uma tela com revestimento que volta a se fundir quando colocada a uma temperatura muito baixa, facilitando que uma abertura se feche de novo, após o tecido ter sido modificado.
Esse material apresenta nanopolímeros em sua formação, o que deixa ele repelente para líquidos, sendo incapaz de molhar e evitando manchas. Já há tecidos imunes à água,porém um que também se autorrepara é novidade.
3. Roupas Interativas:
Existe uma importante tecnologia que está mudando o cenário do varejo, a Near Field Communicaion ou Comunicação por Campo de Proximidade. Essa tecnologia de troca de dados sem fio é feita de forma segura entre os dispositivos.
Suas utilidades são diversas, o chip NFC permite o pagamento sem fio, a oferta de dados adicionais sobre os materiais usados na confecção dos materiais utilizados na elaboração de tecido, suas instruções de cuidados, ou os detalhes de qualquer promoção no empreendimento, para qualquer um que coloque seu celular sobre uma das pequenas tags.
4. Tecidos que mudam de cor:
A cor da estação é umas das maiores preocupações no mercado da moda, porém, vai chegar a hora em que os clientes vão se esquecer dela, já que a mesma roupa se transformará facilmente de cor por meio da tecnologia fotocromática, que progride cada dia mais.
Na década de 90, surgiram camisetas sensíveis ao calor, a ciência segue melhorando por meio de caminhos distintos. E, no futuro, não só a temperatura, mas também as correntes elétricas, as ondas sonoras, a luz, e outros aspectos vão alterar os tecidos que mudarão de cor conforme as condições do ambiente que a pessoa se encontra.
Todas essas inovações tecnológicas na indústria da moda mostram como a área é capaz de se reinventar, criando novas maneiras de projetar, vender e de usar as peças. Nesse sentido, para conseguir acompanhar todo esse potencial, o empreendedor deve ficar ligado a todas as novidades no mercado.
0 Comments