Eleanor Lambert diz: “Moda é a história do tecido. Ele enquadra o tempo em que você vive e o lugar em que vive, e o humor das pessoas. ” Embora possa não ser uma ciência exata, em toda a história da moda, importantes eventos econômicos, sociais, políticos e culturais foram comunicados por meio de nossas roupas, sejam ou não conhecidas. As roupas que vestimos não são apenas uma das formas mais verdadeiras de auto-expressão, mas também um reflexo do mundo em que existimos. De invenções tecnológicas a mudanças legislativas, vários campos têm contribuído para a evolução da moda.
Quer exemplos?
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Quando a primeira Guerra Mundial estourou em 1914, os fabricantes americanos começaram a produzir armas, munições e recursos para ajudar as nações europeias aliadas. As restrições de tecido levaram ao uso de materiais mais leves e estilos mais finos, em oposição às silhuetas mais cheias da década anterior. As mulheres ainda deveriam usar roupas modestas, mas elas optaram por roupas menos restritivas e complexas. A moda masculina também recebeu uma atualização. Devido à escassez de guerra e à necessidade de moda prática e minimalista, o famoso Trench Coat nasceu dessa adversidade.
DIREITO DAS MULHERES DE VOTO
Os agitados anos 20 foram uma era de festas escandalosas, danças, melindrosas, jazz, brilho e glamour. Depois de fazer campanha por quase 100 anos, a meta do Movimento pelo Sufrágio Feminino finalmente se concretizou. As senhoras dos anos 20 recebiam o que lhes era devido com uma constituição forte: fumavam e praguejavam em público, usavam maquiagem mais pesada, encurtavam as saias e revelavam os braços. Com Coco Chanel, as melindrosas eram menos restritas, tanto em termos de vestuário quanto socialmente. Seus estilos ousados, cortes de cabelo bob, chapéus e vestidos mais curtos com lantejoulas e franjas exemplificam o que significa ser jovem e cheio de vida, sintetizando a década.
COVID-19
Com o início da pandemia global e a quarentena correspondente, a moda parece estar seguindo o caminho esperado. Com taxas de desemprego surpreendentes e tantos outros trabalhando em casa, o conforto se tornou a chave. Vestir a cintura se tornou a norma para as ligações da Zoom, os vestidos da casa estão de volta e as calças de moletom são um símbolo de status.
Discutir sobre moda é discutir sobre nossa história como sociedade. A moda é importante na sociedade porque tem o potencial de reunir diferentes pessoas para celebrar sua própria individualidade. A melhor forma de curtir a moda é vestir o que você ama e ser você mesmo!
0 Comments